Ir para o conteúdo principal

Edição de terça-feira , 20 de agosto de 2019.
https://marcoadvogado.com.br/images/smj.jpg

“Democracia em Vertigem” exibirá, na Netflix, os bastidores da queda de Dilma Rousseff



 Colchão usado

A partir do próximo dia 19, a Netflix disponibilizará o documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido pela cineasta Petra Costa. O enredo mergulha nos bastidores da queda de Dilma Rousseff.

Numa das cenas mais impactantes, servidores do Palácio da Alvorada preparam a mudança para a saída definitiva. Carregam roupas, retratos, e até o colchão de casal usado pela presidente deposta.

Mas não fica por aí o impacto do documentário. A cenas tantas, o filme mostra como um deputado – até então sem maior realce – conseguiu flanar na onda antipetista. Numa sequência, ele recebe um cinegrafista, exibindo-lhe orgulhoso uma galeria de retratos dos presidentes dos anos de chumbo. As cenas se passam no gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro.

 Mantenham distância!

A ministra Rosa Weber, do STF, suspendeu acórdão do Tribunal de Contas da União que dispõe que a OAB está sob sua jurisdição e deve prestar contas para controle e fiscalização. A decisão liminar é de sexta-feira (7).

A decisão do TCU foi proferida em processo administrativo, com acórdão publicado em novembro de 2018 que concluiu que “a OAB é uma autarquia e a contribuição cobrada dos advogados tem natureza de tributo”.

No mandado de segurança, o Conselho Federal da OAB sustentou que “o ato do TCU atenta contra direito líquido e certo de não submeter suas contas ao controle e à fiscalização de órgãos públicos, notadamente porque não integra a administração pública e em razão da função institucional que exerce e das garantias constitucionais de autonomia e independência que ostenta”. (MS nº 36.376).

 O preço do surto

A Santa Casa de São Gabriel (RS) pagará R$ 8 mil de indenização por danos morais a um terapeuta agredido por paciente da ala psiquiátrica durante um surto psíquico. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O julgado revisou o entendimento da Vara do Trabalho de São Gabriel, que negou a indenização sob fundamento de que “ao concordar em trabalhar com pacientes que possuíam distúrbios químicos ou mentais, o terapeuta estava ciente dos riscos”.

Para a relatora do recurso, desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, "ainda que se entenda inerente à função do autor presenciar situações peculiares decorrentes de distúrbios de pacientes, por certo que não é razoável concluir que a submissão a agressões físicas seja inerente à função desenvolvida pelo empregado”. (Proc. nº 0020492-23.2017.5.04.0861).

 A importância de uma letra

No caso aí de cima, houve escorregão de digitação no acórdão do TRT-4: “Quanto ao furto no estabelecimento da empresa, foi trazido aos autos BO realizado pelo reclamante”.

Percebe-se o equívoco, na aposição de um ´, onde deveria ser ´s´, ainda não corrigido na publicação oficial. Erro material, claro.

Afinal, furto é “o ato se apoderar de coisa móvel pertencente a outra pessoa, sem a anuência desta”. E surto é “o aparecimento inesperado de algo; crise; manifestação intensa de um fenômeno favorável ou desfavorável”.

• Escreva direito

Tudo a ver com o vernáculo, o EV inicia na próxima sexta-feira (14) um espaço semanal com a assinatura de Paulo Ledur, professor de Português e titular da Agê Editora.

Ledur pretende ajudar a evitar a repetição de pequenos e grandes erros de escrita em peças advocatícias e jurisdicionais.

O tema da estreia será “O uso correto do verbo POSSUIR”. Bom para advogados, magistrados, promotores, assessores e estagiários.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser comentar ou esclarecer alguma notícia, disponha deste espaço.
Sua manifestação será veiculada em nossa próxima edição.

Comentários

Banner publicitário

Mais artigos do autor

Arte de Camila Adamoli sobre foto Visual Hunt (imagem meramente ilustrativa)

Os riscos do uso de ácido tioglicolato de amônia em salões de beleza

 

Os riscos do uso de ácido tioglicolato de amônia em salões de beleza

· Consumidor será reembolsado do que pagou pelo tratamento capilar. E receberá indenização por sofrer “vexame social, humilhação e vergonha”.
· Uma briga judicial entre irmãs por causa de um “selfie” no Facebook.
· Cantora Annita faz furor em programa de tevê ao descrever a “massagem para testículos”.

Google Imagens

Vínculo empregatício de sete anos entre vocalista e banda gaúcha

 

Vínculo empregatício de sete anos entre vocalista e banda gaúcha

 Decisão do TRT-4 reconhece os direitos trabalhistas do cantor, mesmo que ele tenha tido simultâneo emprego fixo numa academia de ginástica.

 Redes sociais anunciam que o centroavante André, do Grêmio, irá para o Juventus da Itália. Já vai tarde...

 Os duro$ tempo$ atuai$ das empreiteiras$...

 Gravação ilegal não serve como prova em ação trabalhista.

Kauer

Pérola processual e pérolas de corredor

 

Pérola processual e pérolas de corredor

· Advogado que, em causa própria, ganhou ação contra a Qantas Airways, terá que outorgar procuração a ele próprio...
· “Rádio-corredor” da Ordem gaúcha comenta o “ato institucional forense”...
· Agora, sério! Aprimoramento da legislação antitabagista traz quatro novas medidas apreciáveis.

Google Imagens

Quem estiver disposto a viver sem celular e sem internet móvel, levante o dedo!

 

Quem estiver disposto a viver sem celular e sem internet móvel, levante o dedo!

· Pessoas alérgicas a radiações, ou que desejam viver desconectadas, estão se mudando para a calma Green Bank (foto), em Virgínia Ocidental (EUA).

· A crise dos doutores brasileiros: mais 13% de desempregados, no primeiro trimestre de 2019, entre os que possuem diploma de curso superior.

· São 409 advogados a serviço do BNDES. Alguém mais se habilita?

· Sérgio Cabral e Eduardo Cunha agora são bons vizinhos no presídio de Bangu, no Rio.

· Revelar publicamente desperdícios de água é um ilícito civil?

Meme Charge Capital

Sentença na ação penal sobre o apartamento em São Bernardo do Campo pode sair em julho

 

Sentença na ação penal sobre o apartamento em São Bernardo do Campo pode sair em julho

• Os números da Lava-Jato comparados com a Operação Mãos Limpas, na Itália, em 1992.

• A defesa de Lula tem sido tenaz na repetição da alegação de não haver uma única assinatura dele imbricando-o na papelada do tríplex de Guarujá. É um fato.

 Mas o ex-ministro da Justiça José Paulo Cavalcanti Filho questiona: “A ausência de um documento assinado por Hitler seria suficiente para negar ter sido ele responsável pelo Holocausto”.

 Exame do Enem com provas digitais, experimentalmente, a partir de 2020.

 De Sérgio Moro para Gleisi Hoffmann: “Não sou eu o investigado por corrupção”.