Ir para o conteúdo principal

Edição de quinta, 4 de agosto de 2022.
(Próxima edição: terça dia 09.)
https://marcoadvogado.com.br/images/smj.jpg

Diferença de tratamento, ou imparcialidade?



Imagem da Matéria

Reprodução

Por Marco Antonio Birnfeld, editor do Espaço Vital
123@espacovital.com.br

Lançado em 2012, o blog gaúcho “Corneta do RW”, criação do gremista Ricardo Wortmann - engenheiro civil sem qualquer ligação oficial com o Grêmio, nem apoio da direção do clube - ganhou notoriedade pelo estilo brejeiro em fustigar registros jornalísticos vermelhos feitos com parcialidade colorada. (Wortmann chegou, em seu nome próprio, a registrar a marca IVI).

Assim batizada e registrada como Imprensa Vermelha Isenta, a IVI é tida como um conjunto de pessoas, dogmas e princípios que fundamentam um sistema frenético interessado em alavancar o Inter e desprestigiar o Grêmio. Essa quase doutrina clubística teria três centros de concentração de ideias: um na Avenida Ipiranga, o outro na Rua Caldas Júnior, e o terceiro na Rua Orfanotrófio.

A IVI é também frequentemente criticada no claramente gremista espaço Jus Azul, sempre às terças-feiras no Espaço Vital. Ali, o procurador de justiça aposentado e jurista Lenio Streck alfineta parvoíces coloradas (e, às vezes, até inconsistências gremistas) e critica jornalistas de camisa vermelha.

Para seu texto de hoje (18), coincidentemente, depois de ter revolvido o seu baú de escorregões e preciosidades jurídicas e jornalísticas, Streck pinçou ontem (17) um registro de Zero Hora, feito em outubro de 2014, poucos dias antes da posse de Romildo Bolzan em seu primeiro mandato presidencial no Grêmio. Ali, David Coimbra escreveu assim:

Não conheço esse Romildo. Só sei que é político. Não entende de futebol. Se o Grêmio tiver sorte, ele vai imitar o político Jarbas Lima, e desistir. Enquanto é tempo”.

Coincidência: também ontem (17) as redes sociais povoadas de gremistas estamparam uma comparação de duas capas (05.9.2019 e 17.02.2020) de edições do jornal Zero Hora. As tiradas comparativas variaram do pertinente ao ferino, do irônico ao ofensivo.

O Espaço Vital faz a reprodução das duas capas e deixa análises e conclusões como democrático e/ou apaixonado encargo de torcedores gremistas e colorados. Seguramente não haverá unanimidade – afinal o futebol é o esporte mais popular do mundo: segundo a FIFA cerca de 270 milhões de pessoas participam e/ou assistem suas várias competições no mundo todo.

E como já disse Nelson Rodrigues, o genial escritor brasileiro que tem as mais contundentes tiradas da crônica brasileira, “a unanimidade é burra”.

Compare, no alto desta página, as duas capas.


Mais artigos do autor

 

Engenheiro receberá indenização por assédio moral

Chargista Mário - APESJF

Engenheiro receberá indenização por assédio moral

  • Seu trabalho na Engelux era definido como “lixo” e, pessoalmente, ele era chamado de “porco”. Ofensas partiam do presidente da empresa.
  • Indenização de R$ 100 milhões para a viúva e o filho de Giulite Coutinho, ex-presidente da CBF.
  • Revogadas as decisões que tornavam José Roberto Arruda elegível.

 

IDEC encontra agrotóxicos em 58% dos produtos analisados

Alfonso Charles / Pixabay

IDEC encontra agrotóxicos em 58% dos produtos analisados

  • As maiores quantidades de resíduos perigosos estavam no empanado de frango (nugget) Seara, o requeijão Vigor, o requeijão Itambé e o empanado de frango (nugget) Perdigão.
  • Número de mulheres superou em 4,8 milhões o de homens no Brasil.
  • Trabalhador entra com ação contra a empresa em que os sócios são seus parentes.
  • Administrador de frigorífico gaúcho condenado por sonegação.
  • O custo, para o Estado, de cada caso de “pequeno furto”.

 

´Celeridade´: audiências na JT de Porto Alegre em... fevereiro de 2024

Arte EV sobre foto Camera Press

´Celeridade´: audiências na JT de Porto Alegre em... fevereiro de 2024

  • Uma espera de, no mínimo, 18 meses em ações que deveriam ter o rito processual simplificado.
  • Previsão sombria: “O acesso ao foro trabalhista só será permitido àqueles que portem comprovante vacinal completo, ou PCR, ou teste de antígeno negativo realizado nas últimas 72h antes da audiência”.
  • Aceitam-se reclamações: corregedor-geral do TST receberá o público no dia 3 de agosto, em Porto Alegre.

 

Pedido de demissão durante internação em clínica de reabilitação

Google Imagens

Pedido de demissão durante internação em clínica de reabilitação

  • Decisão judicial determina reintegração. Perito psiquiatra referiu que “o trabalhador era incapaz, no momento da assinatura, para responder por suas atitudes”.
  • Vem aí um aeroporto só para ricos. Será em Guarulhos (SP).
  • Condenação da 99: responsabilidade pela morte de motorista de aplicativo vitimado pela Covid.
  • Indenização para aeromoça da Gol, que era obrigada a trabalhar com unhas pintadas e manicuradas.