
Chapas para a sucessão na OAB/RS devem se inscrever hoje até as 18h.
Publicação em 21.10.21- O dia das chapas
Encerra-se às 18 h. desta sexta-feira (22) o prazo para registro das chapas – com as nominatas completas – que concorrerão às eleições de 22 de novembro da OAB gaúcha. O combate eleitoral será entre dois grupos: situação (liderada por Leonardo Lamachia) e oposição (à frente, Paulo Torelly).
Serão eleitos151 advogados/as. Destes, 76 terão que ser do gênero feminino. E, do total, 46 vagas deverão ser destinadas a negros/negras (autodeclarados pretos/as ou pardos/as).
Não se concretizou a especulada terceira via, que teria a liderança do criminalista Amadeu Weinmann. O incentivo de sua linha de frente era de um grupo de aproximadamente cem advogados.
- Carga ilícita
Ante os ilícitos de que o piloto comercial Joilson Correa Faustino utilizava sua profissão para transportar grande quantidade de dinheiro desviado da área da saúde por uma organização criminosa, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve as medidas cautelares de suspensão da habilitação do aeronauta para pilotar.
Ele também está proibido de viajar sem autorização judicial. Joilson é acusado de fazer parte do núcleo de organização criminosa investigada por desvio de dinheiro mediante contratos com o Poder Público na área da saúde em São Paulo, inclusive durante a pandemia de Covid-19. As rotas incluíam Pará, Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.
Conversas interceptadas demonstraram que o piloto tinha ciência das atividades ilícitas da organização e de que seus membros transportavam altos valores em dinheiro durante os voos.
Conforme o julgado, o aeronauta também sabia que a organização estava adquirindo novas aeronaves para o cometimento de delitos. A ação penal segue seu lento curso. (RHC nº 147.378).
- Deselegância malcheirosa
Um diálogo hostil ocorreu, esta semana, durante sessão do Tribunal do Júri de Curitiba (PR). O promotor se pronunciava quando mencionou pessoalmente a defesa.
O advogado não gostou do modo falado e questionou se o membro do Parquet estava falando-lhe mal, pois estava se sentindo ofendido.
"Estou cagando, se está se ofendendo" - respondeu o promotor. As cenas viralizaram e estão disponíveis no YouTube. Para ver e ouvir, clique abaixo.