Ir para o conteúdo principal

Nossa próxima edição será postada na terça-feira 1º de fevereiro de 2022
https://marcoadvogado.com.br/images/romance_forense.jpg

O Excelentíssimo Senhor Doutor Assessor



Charge de Gerson Kauer

Imagem da Matéria

É questão incontroversa que assessores e estagiários cada vez fazem mais e mais. A propósito, o enredo a seguir é contado pelo jornalista Irineu Tamanini, que atua no eixo Brasília-Rio de Janeiro há quatro décadas, e já foi assessor de imprensa do Conselho Federal da OAB.

O cenário da história é uma câmara de um tribunal estadual. O presidente anuncia o julgamento e passa a palavra ao desembargador-relator. Este, para surpresa geral, informa que, em regime de discussão, vai dar conhecimento aos colegas julgadores de dois votos integralmente antagônicos; um de sua lavra, o outro de seu assessor.

Sendo mais claro: um voto confirmando a sentença; o outro voto dando provimento à apelação. O relator também refere que, nos bastidores, antes da sessão, ele divergira do seu auxiliar que, a seu turno, não se convencera do voto da autoridade jurisdicional.

Lidos os dois longos votos antagônicos (repete-se: um do desembargador e outro de seu próprio assessor), após a manifestação do revisor e do vogal, saiu vitorioso, por unanimidade, o voto do … assessor. Foi então que o presidente proclamou: “Por unanimidade dos votos dos desembargadores da colenda câmara, deu-se provimento à apelação”.

Foi o triunfo da “assessorcracia”. Desde então, o assessor inteligente passou a ser conhecido como “um dos jurisconsultos da Casa”. E passou a empinar o nariz, tal como já fazia o desembargador. Não há controvérsias.


A PALAVRA DO LEITOR

Se você quiser esclarecer, comentar, detalhar, solicitar correção e/ou acréscimo, etc. sobre alguma publicação feita pelo Espaço Vital, envie sua manifestação.

Mais artigos do autor

Chargista Duke

Papai Noel visita a sede da OAB

 

Papai Noel visita a sede da OAB

O presidente da OAB chega à sede da instituição. Ele ainda se acomoda quando a secretária adentra aflita. “Doutor, aguarda-o na recepção um senhor de paletó e gorro vermelhos, camisa social verde, gravata cinza clara. Ele diz ser o Papai Noel, mas tem jeito de advogado...”

Pinterest

Shangri-la, a capital da magistratura

 

Shangri-la, a capital da magistratura

Última semana antes do recesso, o Doutor Sofrenildo, advogado zeloso, matutava sobre as perdas do mês, a maioria delas decorrente da impossibilidade de obter seus merecidos alvarás. Um conselheiro da Ordem Internacional dos Advogados sugeriu: “Tome o rumo do Himalaia e procure achegar-se aos condomínios de Shangri-la". Assim foi feito...

Charge de Gerson Kauer

Revelação a portas fechadas

 

Revelação a portas fechadas

Sem segredo de justiça, a apelação em julgamento começa a tratar da alteração do registro civil de uma mulher que fora registrada com nome e sexo masculinos. Começa então um rosário de surpresas.

Charge de Gerson Kauer

A reprovação do estagiário

 

A reprovação do estagiário

No recrutamento de mais um auxiliar para reforçar seu gabinete jurisdicional, o desembargador resolveu aferir a rapidez da Inteligência do candidato que exibia excelente desempenho. O jovem foi, então, desafiado a descobrir em qual box da garagem estava estacionado o automóvel (de placas discretas) do presidente da corte...

CHARGE DE GERSON KAUER/DIVULGAÇÃO EV/JC

Cofrinhos femininos

 

Cofrinhos femininos

Na grande rede de lojas, um de seus gerentes era um homem quarentão que não respeitava as subordinadas mais novas. Segundo uma ação trabalhista, “ele era abusado, fazendo as funcionárias passar por situações vexatórias; chamava-as de 'gostosas'; e sempre dizia querer intimidades com o ´cofrinho feminino´”.

Charge de Gerson Kauer

O magistrado surfista

 

O magistrado surfista

“juiz s-t-q-q”. A história de um douto que era ligado em esportes marítimos. E que conseguia trabalhar enquanto surfava no mar maravilhoso – cujo defeito, apenas, era o de não ter águas azuladas padrão Aruba...