
Sambando no tribunal
Publicação em 24.06.22
Google Imagens
Rio de Janeiro, 40 graus, semana anterior ao carnaval e o espírito festivo já tomando conta da “Cidade Maravilhosa.”
As atividades forenses praticamente paralisadas, pois os mais atentos adotaram a cautela de não designarem nenhum ato naquela semana.
Surpreendentemente e, por descuido, uma turma do TRT deixou escapar uma pauta de julgamentos.
A advogada responsavelmente compareceu no dia anterior na secretaria da turma e obteve duas respostas importantes: 1) os julgamentos ocorreriam; 2) a ordem das sustentações seria determinada pelo momento da chegada.
Acordou cedo, vestiu-se como advogada – roupa discreta apesar de o carnaval já estar ditando a moda – dirigindo-se ao centro do Rio de Janeiro.
Deparou-se com turistas por todos os lados, bares ainda repletos por aqueles que passaram a noite cantando e bebendo alegremente.
A advogada foi a primeira a chegar e - sendo a primeira a sustentar - estaria em breve livre para ingressar no clima.
Em uma sala repleta de advogados e com a lista da sequência nas mãos, o secretario pediu a todos que aguardassem, pois logo daria início à sessão.
Passados alguns minutos, o servidor retorna e comunica que, por ordem do presidente da turma o critério fora alterado. Em suas mãos, ao invés da lista, um pequeno cesto com pedacinhos de papel. Com ar solene, ele comunica: “O excelentíssimo presidente entendeu que seria mais justo proceder a um sorteio. Retirarei nome por nome e assim teremos uma nova lista para as sustentações”.
A advogada com olhar fulminante, se aproxima do serventuário, dá um tapa na pequena cesta, provocando uma chuva de papeis, tipo confete em baile de carnaval. Logo ela começa a sambar e grita: “Diz à excelência que joguei os papeis para cima para sambar em baixo”.
O secretário com os olhos arregalados, saí às pressas e pouco depois retorna proclamando: “A sessão está suspensa e uma nova pauta será designada”.
Enquanto isso, nas ruas já era possível ouvir o som dos blocos, das músicas carnavalescas e da alegria tomando conta.